Como registrar uma marca de óculos
Precisa registrar sua marca mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, este artigo é para você! Neste texto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como registrar uma marca de óculos. Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:
- Por que ter uma marca de óculos
- Cuidando da sua marca
- A importância do registro
- Como registrar uma marca de óculos
- Procure um escritório especializado
Por que ter uma marca de óculos
Apesar de ser uma ação muito desafiadora, desenvolver sua própria marca em um mercado consolidado é também uma opção vantajosa.
Isso porque sempre existe espaço para a novidade, concorda? E em um estado como o Rio de Janeiro, poucos produtos são tão buscados pelo público como os óculos escuros, por exemplo.
A grande vantagem de iniciar um negócio no mundo dos óculos é que eles não são apenas acessórios, mas elementos essenciais para o dia a dia.
A busca pelo óculos de grau é ininterrupta, e você pode ainda trazer produtos que unam tanto esse objetivo quanto a proteção ocular aos raios ultravioleta.
Cuidando da sua marca
Outro grande benefício de ter sua própria marca é a oportunidade de desenvolvê-la de acordo com a sua personalidade.
Mas para que isso seja de conhecimento geral, a comunicação com o público deve ser bem pensada e organizada.
Por isso, a gestão de marca é uma opção extremamente vantajosa. Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing a serem adotadas com o objetivo de estabelecer o seu negócio.
Pense como uma pessoa consumidora: você não vai confiar em uma empresa de uma hora para a outra, não é?
É por esse motivo que a comunicação é fundamental, e deve ser estruturada com paciência e cautela para que seus objetivos cheguem da melhor forma possível ao seu público.
Assim, a gestão de marca permite que sua marca tenha um diferencial e estabeleça uma relação de confiança com seus clientes.
Mas lembre-se: isso apenas é possível reforçando o seu propósito e investindo em uma comunicação adequada para que as pessoas se identifiquem com a sua marca.
Dessa forma, você consegue fixar sua marca no imaginário social e torná-la prioridade de compra para as pessoas.
Para saber mais sobre a gestão de marca, clique aqui.
A importância do registro
Se você é uma pessoa que acompanha o mundo corporativo, com certeza já ouviu falar em registro de marca.
Ele é um grande aliado em se tratando de conflitos envolvendo a utilização inadequada de uma marca, casos cada vez mais recorrentes no mercado.
A marca é o que permite que sua empresa ou produto tenha representação.
Já o registro é o processo pelo qual uma marca tem sua existência comprovada, da mesma forma que todos nós temos uma carteira de identidade.
Esse processo é fundamental para qualquer negócio, pois garante a exclusividade de uso da sua marca e permite que você a utilize com segurança em todo o território nacional.
Credibilidade da marca
Uma das grandes vantagens de ter sua marca registrada é garantir sua credibilidade em meio ao público.
Isso porque, por meio desse processo, ela se torna única em todo o território nacional. Consequentemente, possui maior espaço no mercado, já que não é uma marca genérica.
Além disso, a exclusividade de uso do registro permite que você adquira autoridade com a sua marca e realize a tão famosa gestão que mencionamos anteriormente.
Percebe como esse processo é vantajoso? É um investimento para qualquer marca que quer se estabelecer!
Como registrar uma marca de óculos
Para registrar sua marca, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de anterioridade, para saber se existe uma empresa semelhante ou afim que atue no mesmo segmento que o seu.
Essa etapa deve ser realizada no próprio banco de dados do INPI e por um profissional da área, que vai fazer uma análise adequada.
Você também deve pagar uma taxa para a realização do pedido de registro, para então reunir todos os documentos relacionados à marca e enviá-los ao órgão.
O INPI, então, gera um protocolo e seu pedido entra em processo de análise. Durante essa etapa, é fundamental acompanhar o pedido, evitando a perda de prazos e, consequentemente, interromper a realização do processo.
Depois de analisado, o seu processo pode ser aceito ou recusado.
Em caso positivo, outra taxa deverá ser paga para validar o registro de sua marca.
Por outro lado, se a resposta for negativa, existe a possibilidade de contestar a decisão do órgão.
Por isso, é fundamental realizar esse processo com acompanhamento profissional, que é o assunto do próximo tópico.
Procure um escritório especializado
O processo de registro de marca pode durar entre 8 a 12 meses e possui especificidades a serem cumpridas.
Isso porque esse processo compreende uma das proteções relativas à propriedade industrial, seguindo as diretrizes da Lei Nº 9.279/96.
Você deve ter notado a importância do auxílio de um profissional antes mesmo do pedido do processo, quando é realizada a pesquisa no banco de dados do INPI, certo?
Agora imagine durante todo o processo de análise do pedido de registro. O acompanhamento profissional é essencial para garantir que ele esteja adequado aos padrões exigidos.
Por isso, não hesite em procurar um escritório especializado e que tenha conhecimento de todas as etapas desse processo.
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