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Como registrar uma marca de óculos

Como registrar uma marca de óculos

Precisa registrar sua marca mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, este artigo é para você! Neste texto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como registrar uma marca de óculos. Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:

  • Por que ter uma marca de óculos
  • Cuidando da sua marca
  • A importância do registro
  • Como registrar uma marca de óculos
  • Procure um escritório especializado

Por que ter uma marca de óculos

Apesar de ser uma ação muito desafiadora, desenvolver sua própria marca em um mercado consolidado é também uma opção vantajosa. 

Isso porque sempre existe espaço para a novidade, concorda? E em um estado como o Rio de Janeiro, poucos produtos são tão buscados pelo público como os óculos escuros, por exemplo. 

A grande vantagem de iniciar um negócio no mundo dos óculos é que eles não são apenas acessórios, mas elementos essenciais para o dia a dia. 

A busca pelo óculos de grau é ininterrupta, e você pode ainda trazer produtos que unam tanto esse objetivo quanto a proteção ocular aos raios ultravioleta. 

Cuidando da sua marca

Outro grande benefício de ter sua própria marca é a oportunidade de desenvolvê-la de acordo com a sua personalidade. 

Mas para que isso seja de conhecimento geral, a comunicação com o público deve ser bem pensada e organizada. 

Por isso, a gestão de marca é uma opção extremamente vantajosa. Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing a serem adotadas com o objetivo de estabelecer o seu negócio. 

Pense como uma pessoa consumidora: você não vai confiar em uma empresa de uma hora para a outra, não é? 

É por esse motivo que a comunicação é fundamental, e deve ser estruturada com paciência e cautela para que seus objetivos cheguem da melhor forma possível ao seu público. 

Assim, a gestão de marca permite que sua marca tenha um diferencial e estabeleça uma relação de confiança com seus clientes. 

Mas lembre-se: isso apenas é possível reforçando o seu propósito e investindo em uma comunicação adequada para que as pessoas se identifiquem com a sua marca. 

Dessa forma, você consegue fixar sua marca no imaginário social e torná-la prioridade de compra para as pessoas.

Para saber mais sobre a gestão de marca, clique aqui. 

A importância do registro 

Se você é uma pessoa que acompanha o mundo corporativo, com certeza já ouviu falar em registro de marca

Ele é um grande aliado em se tratando de conflitos envolvendo a utilização inadequada de uma marca, casos cada vez mais recorrentes no mercado. 

A marca é o que permite que sua empresa ou produto tenha representação. 

Já o registro é o processo pelo qual uma marca tem sua existência comprovada, da mesma forma que todos nós temos uma carteira de identidade. 

Esse processo é fundamental para qualquer negócio, pois garante a exclusividade de uso da sua marca e permite que você a utilize com segurança em todo o território nacional. 

Credibilidade da marca

Uma das grandes vantagens de ter sua marca registrada é garantir sua credibilidade em meio ao público. 

Isso porque, por meio desse processo, ela se torna única em todo o território nacional. Consequentemente, possui maior espaço no mercado, já que não é uma marca genérica. 

Além disso, a exclusividade de uso do registro permite que você adquira autoridade com a sua marca e realize a tão famosa gestão que mencionamos anteriormente. 

Percebe como esse processo é vantajoso? É um investimento para qualquer marca que quer se estabelecer! 

Como registrar uma marca de óculos

Para registrar sua marca, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de anterioridade, para saber se existe uma empresa semelhante ou afim que atue no mesmo segmento que o seu. 

Essa etapa deve ser realizada no próprio banco de dados do INPI e por um profissional da área, que vai fazer uma análise adequada. 

Você também deve pagar uma taxa para a realização do pedido de registro, para então reunir todos os documentos relacionados à marca e enviá-los ao órgão.

O INPI, então, gera um protocolo e seu pedido entra em processo de análise. Durante essa etapa, é fundamental acompanhar o pedido, evitando a perda de prazos e, consequentemente, interromper a realização do processo. 

Depois de analisado, o seu processo pode ser aceito ou recusado. 

Em caso positivo, outra taxa deverá ser paga para validar o registro de sua marca. 

Por outro lado, se a resposta for negativa, existe a possibilidade de contestar a decisão do órgão.

Por isso, é fundamental realizar esse processo com acompanhamento profissional, que é o assunto do próximo tópico. 

Procure um escritório especializado

O processo de registro de marca pode durar entre 8 a 12 meses e possui especificidades a serem cumpridas. 

Isso porque esse processo compreende uma das proteções relativas à propriedade industrial, seguindo as diretrizes da Lei Nº 9.279/96.

Você deve ter notado a importância do auxílio de um profissional antes mesmo do pedido do processo, quando é realizada a pesquisa no banco de dados do INPI, certo? 

Agora imagine durante todo o processo de análise do pedido de registro. O acompanhamento profissional é essencial para garantir que ele esteja adequado aos padrões exigidos. 

Por isso, não hesite em procurar um escritório especializado e que tenha conhecimento de todas as etapas desse processo. 

A Arena Marcas e Patentes é uma empresa com mais de 65 anos de experiência no mercado de Propriedade Industrial e possui uma equipe especializada e comprometida a cuidar da sua marca. 

Com mais de 25 mil marcas registradas em todo o país, acompanhamos todo o seu pedido, do início ao fim. Converse já com um de nossos especialistas e garanta o seu sucesso, você não vai se arrepender! 

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Author: Registro de Marcas e Patentes INPI

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.