Basicamente, os fabricantes colocam um prazo até o qual o produto é próprio para consumo. Esse prazo varia de acordo com produto em específico. No entanto, nem sempre os suplementos possuem um preço acessível para todos. Por esse motivo, por vezes há o interesse em consumir produtos que já passaram do prazo de validade, mas é necessário saber se isso não trata malefícios para a saúde.
Diante disso, o mais recomendado é entender sobre cada suplemento. Como a creatina é um dos mais famosos no mundo da musculação, nesse artigo tentaremos responder a seguinte pergunta: Tomar creatina fora da validade faz mal?
O que é a creatina? – Tomar creatina fora da validade faz mal?
A creatina é uma substância proteica composta por aminoácidos, a qual é sintetizada naturalmente pelo corpo humano. Essa produção, no entanto, não é suficiente para trazer todos os benefícios relacionados às suas propriedades.
Por esse motivo, milhares de praticantes de musculação usam a creatina como suplemento alimentar, de forma a potencializar os resultados obtidos no treino.
Para que serve a creatina? – Tomar creatina fora da validade faz mal?
Como é consumida por milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, é possível imaginar que a creatina realmente traz benefícios para aqueles que praticam a musculação.
O principal benefício relacionado a esse suplemento é a energia dada aos tecidos musculares, a qual é praticamente dobrada. Quando absorvida pelo corpo humano, a creatina se torna a fosfocreatina, com um grupo fosfato.
A geração de energia pelo corpo humano se dá a partir da perda de um grupo fosfato pelo ATP, processo que gera calor. Ao fim da reação, o ATP se transformada em ADP, substância que é praticamente inútil para o nosso organismo. E é nesse momento que entra a creatina.
Como possui um grupo fosfato sobrando, o elemento o doa para o ADP, que se transforma novamente em ATP. Dessa forma, torna-se possível passar pelo processo de geração de energia mais uma vez.
A partir de todo esse efeito, podem-se obter, basicamente, dois benefícios. Primeiramente, os músculos terão mais energia para a prática dos exercícios físicos, resultando em treinos mais intensos e extensos. Além disso, os tecidos musculares terão mais energia para se reconstituir, reconstruindo e construindo novas fibras musculares, auxiliando diretamente no processo de crescimento muscular.
Tomar Creatina Fora da Validade faz mal?
Se um suplemento estiver dentro da validade, estiver sido armazenado nas condições ideais, e mesmo assim ter aspectos impróprios para o consumo, a fabricante pode sofrer uma série de processos jurídicos. Por esse motivo, ao colocar a data de validade na embalagem do produto, é comum que as marcas se resguardem, reduzindo o prazo de validade.
Dessa forma, caso o vencimento seja de pouco tempo, provavelmente ainda será possível consumir a creatina sem maiores problemas.
Por outro lado, é importante ressaltar que, em alguns casos, a data de validade da embalagem não é o que mais importa, e sim as características do produto em si. Em outras palavras, deve-se analisar se a cor, o gosto e o cheiro estão como antes. Se estiverem, provavelmente não terá maiores problemas em consumi-lo.
Sempre consulte um educador físico ou nutricionista antes de adicionar suplementos alimentares à sua dieta do dia a dia.
Creatina onde comprar? – Tomar creatina fora da validade faz mal?
Se você não é daqueles que querem se arriscar, e prefere comprar uma creatina completamente nova, o Mercado Bom Sucesso é, sem nenhuma dúvida, a melhor alternativa!
Todos os produtos são originais e de qualidade. O Mercado Bom Sucesso é uma das empresas especializadas em comércio eletrônico que mais cresce em todo o Brasil, e possui os melhores preços e condições para os seus clientes. Ligue e consulte já!
Gostou do nosso artigo sobre “Tomar creatina fora da validade faz mal” Então, acompanhe o nosso blog para mais novidades.