O Whey Protein é um dos mais populares suplementos alimentares para quem busca obter resultados mais rápidos e eficientes de atividades físicas de alta intensidade. Esses resultados vão da perda de peso até o crescimento muscular.
Por mais que seja baseado na proteína do soro do leite quase em sua totalidade, o Whey Protein pode ter alguns efeitos colaterais que surgem principalmente quando é tomado em doses inadequadas. Confira alguns deles e se conscientize sobre o uso do suplemento!
– A proteína do soro do leite desestabiliza a microbiota intestinal
O consumo de leite, especialmente as fontes concentradas de certos componentes encontrados no leite como soro de leite, podem causar problemas para a flora intestinal do adulto. Isso ocorre porque o soro contém muitos compostos antibacterianos, como a lactoferrina. Estes compostos podem causar problemas gastrointestinais e distúrbios do estômago. Este desconforto da microbiota intestinal ocorre principalmente no cólon e na parte superior do intestino, causando efeitos de ondulação em todo o trato gastrointestinal.
– Pode levar ao início ou agravamento da acne
Acima de tudo, o Whey Protein pode desestabilizar a microbiota intestinal como mencionado anteriormente, o que pode desencadear uma cascata de eventos inflamatórios. Além disso, alguns hormônios e peptídeos bioativos presentes na proteína do soro podem aumentar a produção de sebo. Muitos estudos mostraram que as pessoas que consomem suplementos de proteína de soro de leite são mais propensas a acne e muitas vezes se queixam do mesmo.
– Altamente Insulinogênico
Os produtos à base de proteína de soro de leite, como é o caso do Whey Protein, podem contribuir para elevações na insulina pós-prandial e nos níveis plasmáticos basais de fator de crescimento semelhante a insulina-I. Estudos têm demonstrado que tomar suplementos de proteína de soro de leite após os treinos aumenta os níveis de insulina em seu corpo, o que pode fazer mal a você.
– Composição Nutricional Desequilibrada
Os produtos proteicos naturais comparados, tais como ovos, leite, carne, etc., parecem ter uma composição nutricional desequilibrada. Embora a densidade de proteína seja mais alta nesses pós do que nos alimentos naturais, não é bom consumir muito de proteína em pó processada.