Maltodextrina durante o treino? – Há uma grande discussão no mundo da musculação sobre qual é o horário correto para tomar os suplementos. Isso se deve ao fato de que, nos diferentes momentos do dia, nosso organismo está trabalhando com certa velocidade e precisando mais de uns nutrientes do que outros. Quando você pratica exercícios físicos, isso pode se alterar ainda mais.
A Maltodextrina é um suplemento muito utilizado, e alguns defendem o seu consumo pré treino e outros dizem que é melhor tomar depois dos treinamentos. No entanto, nos últimos anos algumas personalidades dentro da musculação tem defendido o consumo da maltodextrina durante o treino.
Diante disso, alguns praticantes de musculação podem ficar confusos quanto ao melhor horário durante o suplemento. Maltodextrina durante o treino pode funcionar?
O que é maltodextrina? – Maltodextrina durante o treino
A maltodextrina é um tipo de carboidrato que pode ser obtido através de processos com o amido de milho e até com o arroz comum. É classificado como um carboidrato complexo, tendo em vista que em sua composição possui vários tipos diferentes de açucares, os quais são ligados através de conexões químicas. A dextrose, frutose e a sacarose são exemplos de açúcares presentes na maltodextrina.
Mais do que um simples substância, a maltodextrina – popularmente conhecida como malto – é bastante utilizados por praticantes de atividades físicas como suplemento alimentar. Trata-se, na grande maioria das vezes, de um produto vendido em forma de pó que possui a maltodextrina como único ingrediente.
Para que serve a maltodextrina? – Maltodextrina durante o treino
Que o malto é bastante consumido por atletas e não atletas praticantes de musculação todos já sabem. No entanto, você sabe para que esses suplemento serve? Quais são os benefícios no organismo dos seus consumidores?
A proteína é o nutriente protagonista quando o assunto é crescimento muscular e atividades físicas. No entanto, a prioridade do nosso corpo não é para o crescimento e formação de novas fibras musculares, mas sim para a geração de energia. Sendo assim, de nada adianta tomar apenas proteínas e não carboidratos, pois estas primeiras serão utilizadas como fonte de energia para todo o corpo e não para a geração de energia.
E é aí que entra a maltodextrina! O suplemento é um carboidrato complexo de absorção e digestão rápida, o que mostra que ele fornece uma energia rápida para o corpo. No entanto, essa absorção não é tão rápida e imediata como o da dextrose, por exemplo. Sendo assim, liberará glicose de forma gradual, fazendo com que a energia seja ideal e dure por mais tempo.
Esse é o benefício central da maltodextrina: fornecer energia para o corpo, principalmente para a prática de exercícios físicos. É importante ressaltar que tomar a maltodextrina sem praticar exercícios físicos pode gerar o ganho de gordura, pois as calorias não serão queimadas e serão posteriormente transformadas em gordura, o que pode ser um resultado indesejado pela grande maioria das pessoas, trazendo um problema que pode ser tanto estético quando de saúde.
Maltodextrina durante o treino?
Algumas pessoas dentro do mundo da musculação tem defendido o consumo da maltodextrina durante o treino. Essas pessoas defendem que o suplemento tomado nesse momento fornecerá mais energia para a prática. No entanto, não poderiam estar mais errados.
A maltodextrina é um carboidrato complexo, o que significa que irá demorar de 30 minutos a 1 hora e meia para ser digerida. Sendo assim, toma-la antes do treino irá fornecer energia para o tempo necessário. Já toma-la durante o treino não trará muitos benefícios, tendo em vista que a geração de energia só começará a acontecer mais pro final da prática.
Se quiser um suplemento para tomar durante o treino, a melhor opção é a dextrose. Isso se deve ao fato de que este é um carboidrato simples, que pode ser digerido em poucos minutos pelo nosso organismo!
A quantidade recomendada de maltodextrina varia de acordo com o indivíduo, sendo necessária uma consulta com o nutricionista ou educador físico. Esta, no entanto, na grande maioria das vezes varia entre 20 e 30 gramas por dose.
Gostou desse artigo sobre “Maltodextrina durante o treino”? Acompanhe o nosso blog para mais textos como esse, onde é possível encontrar tudo sobre o mundo dos suplementos e da musculação. Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre esse produto e em qual horário você toma! Você pode se interessar também: